terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Tempo de Quaresma

O tempo de Quaresma compreende os quarenta dias desde a quarta-feira de cinzas até o sábado de Aleluia. A Palavra “Quaresma” parece provir do termo latino Quadraginta que significa “Quarenta”.

Antigamente havia que jejuar durante a Quaresma, menos os domingos, como preparação para a celebração da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo dentre os mortos. Atualmente é uma temporada penitencial e de arrependimento em que se fixa a atenção na paixão e morte de Jesus Cristo pelos pecados do mundo.

Contemplar sua obra e sofrimento nos leva inevitavelmente a lamentar, não somente nossos pecados, mas também suas conseqüências, tanto as que Jesus teve que sofrer em nosso lugar, como as que sofremos em nossas próprias vidas.

Não obstante, não é um tempo de lamentação fúnebre e tristeza sombria, porque os domingos de Quaresma sempre seguem sendo celebração da ressurreição de Jesus Cristo da morte.

A Quaresma, portanto, é um período de gozo solene, porque nela recordamos tanto o privilégio que nos tem sido dado de poder nos arrepender, como o perdão de todos os nossos pecados mediante a redenção conquistada por Cristo por nós em seu sofrimento, morte e ressurreição gloriosa.

Retirado e traduzido de: "Predicando a Cristo, comentario a las lecturas bíblicas para cada domingo" pg 45.
Gerardo Kempf
Juan Berndt
Roberto Huebner
Traduçao: Rev. Igor Marcelo Schreiber

Celebremos este período participando de nossos cultos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário